De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

CASO INSS

Carlos Lupi pede demissão do Ministério da Previdência; número dois da pasta será novo ministro

ACL

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, na tarde desta sexta-feira, 2, pediu demissão do cargo após a divulgação das fraudes contra aposentadorias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O nome que substituirá Lupi será o do ex-deputado federal pernambucano Wolney Queiroz, número dois no Ministério da Previdência (secretário-executivo). Ele integra o PDT, mesmo partido de Lupi.

Carlos Lupi foi nomeado para o cargo em janeiro de 2023, quando Lula assumiu o terceiro mandato. Ele anunciou sua saída após conversa com o presidente. Sua exoneração e a nomeação de Queiroz serão publicadas ainda hoje em edição extra do Diário Oficial da União, de acordo com o governo.

“Tomo essa decisão com a certeza de que o meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso. Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula”, disse Lupi em publicação nas redes sociais.

O ex-ministro também disse que continuará acompanhando a investigação da fraude no INSS de perto e “colaborando com o governo”.

A saída de Lupi ocorre após a operação Sem Desconto, da Controladoria-Geral da União (CGU) e Polícia Federal, que investiga fraude de mais de R$ 6 bilhões no instituto.

Repórter Ceará

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.