O titular, Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), recebeu na segunda-feira, dia 2 de abril, o prefeito Júnior Saraiva, de Capistrano. Na pauta do encontro, dois temas relevantes para o meio ambiente e desenvolvimento sustentável do município: flora e resíduos sólidos. O executivo solicitou ao secretário, o estabelecimento de uma parceria com a Sema, com o objetivo de instalar uma estufa para produção de mudas, e orientação sobre o funcionamento da Central Municipal de Resíduos (CMR).
De acordo com Bruno, todas as demandas serão encaminhadas aos técnicos da Sema, para as devidas respostas. “Capistrano é uma referência na região de Baturité, é certificado com o Selo Município Verde e tem se destacado na área ambiental. Parabéns pela gestão e estamos sempre a disposição do município, o primeiro a inaugurar uma CMR no Maciço de Baturité, além de participar do Programa Auxílio Catador”, disse. Também participaram da reunião o secretário do Meio Ambiente de Capistrano, Iramilson Costa, e a Coordenadora de Desenvolvimento Sustentável, da Sema, Luzilene Saboia.
“O nosso destaque se deve muito ao trabalho compromissado da nossa equipe. Trabalhamos para ter uma política ambiental séria e funcionando, resultado da parceria com a Sema, uma referência para o nosso município”, declarou o prefeito Júnior Saraiva. Informou também que o município está criando um viveiro que será referência regional e compromissado com a doação de mudas para os Municípios de Itapiúna, Aratuba, Mulungu, Aracoiaba, Baturité, Canindé e Caridade. Capistrano tem oito catadores participando do programa do Governo do Ceará, Auxílio Catador, e ainda criou a Bolsa Catador Municipal, para complementar a renda dos catadores.
O prefeito de Capistrano também solicitou à Sema, a doação de 100 sacolas de tecidos , para os participantes do seminário de apresentação do diagnóstico do Plano Municipal da Mata Atlântica, previsto ainda para esse mês de maio.
AMSA
Capistrano integra o consórcio Associação Pública dos Municípios de Baturité para o Saneamento Ambiental (AMSA). O município será o primeiro a inaugurar uma CMR. Em 2018, a sema finalizou a elaboração dos Planos Regionais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PRGIRS) de onze regiões do Ceará:Metropolitana de Fortaleza – A, Metropolitana de Fortaleza – B, Litoral Oeste, Litoral Norte, Litoral Leste, Sertão Centro Sul, Sertão Central, Sertão Norte, Maciço de Baturité, Médio Jaguaribe, e Cariri). A maioria dos municípios cearenses optaram por soluções consorciadas intermunicipais ,para gestão dos resíduos sólidos.
Sema