De Segunda a Sexta – 06h às 07h

Capistrano será o primeiro a inaugurar uma Central Municipal de Resíduos, no Maciço

O titular, Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), recebeu  na segunda-feira, dia 2 de abril, o prefeito Júnior Saraiva, de Capistrano. Na pauta do encontro, dois temas  relevantes para o meio ambiente e desenvolvimento sustentável do município: flora e resíduos sólidos. O executivo solicitou  ao secretário, o estabelecimento de uma parceria com a Sema, com o objetivo de instalar uma estufa para produção de mudas, e  orientação sobre o funcionamento da Central Municipal de Resíduos (CMR).
De acordo com Bruno, todas as demandas serão encaminhadas aos técnicos da Sema, para as devidas respostas. “Capistrano é uma referência na região de Baturité, é certificado com o Selo Município Verde e tem se destacado na área ambiental. Parabéns pela gestão e estamos sempre a disposição do município, o primeiro a inaugurar uma CMR no Maciço de Baturité, além de participar do Programa Auxílio Catador”, disse. Também participaram da reunião o secretário do Meio Ambiente de Capistrano, Iramilson Costa, e a Coordenadora de Desenvolvimento Sustentável, da Sema, Luzilene Saboia.
“O nosso destaque se deve muito ao trabalho compromissado da nossa equipe. Trabalhamos para ter uma política ambiental séria e funcionando, resultado da parceria com a Sema, uma referência para o nosso município”, declarou o prefeito Júnior Saraiva. Informou também que o município está criando um viveiro que será referência regional  e compromissado com a doação de mudas para os Municípios de  Itapiúna, Aratuba, Mulungu, Aracoiaba, Baturité, Canindé e Caridade. Capistrano tem oito catadores participando do programa do Governo do Ceará, Auxílio Catador, e ainda criou a Bolsa  Catador Municipal, para complementar a renda dos catadores.
O prefeito de Capistrano também  solicitou à Sema,  a doação de 100 sacolas de tecidos , para os participantes do  seminário de  apresentação do diagnóstico do Plano Municipal da Mata Atlântica, previsto ainda para esse mês de maio.
AMSA
Capistrano integra o consórcio Associação Pública dos Municípios de Baturité para o Saneamento Ambiental (AMSA). O município será o primeiro a inaugurar uma CMR. Em 2018, a sema finalizou a elaboração dos Planos Regionais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PRGIRS) de onze regiões do Ceará:Metropolitana de Fortaleza – A, Metropolitana de Fortaleza – B, Litoral Oeste, Litoral Norte, Litoral Leste, Sertão Centro Sul, Sertão Central, Sertão Norte, Maciço de Baturité, Médio Jaguaribe, e Cariri). A maioria dos municípios cearenses optaram por soluções consorciadas intermunicipais ,para gestão dos resíduos sólidos.
Sema
Leia também:  Ibicuitinga divulga resultado preliminar do edital da PNAB – Lei Aldir Blanc

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.