A Prefeitura de Capistrano, através da Secretaria Municipal de educação e Secretaria do Meio Ambiente, realizou nessa sexta-feira (07), o lançamento do Plano Municipal de Educação Ambiental, referentes aos anos de 2023 a 2026.
O Evento contou com a participação de Secretários Municipais, jovens participantes do Programa Agente Jovem Ambiental – AJA e representantes de instituições da sociedade civil, dentre elas a Associação dos Catadores, Associação dos Artesãos e Federação das Associações Comunitárias.
O Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA) do Município de Capistrano foi construído visando estimular a participação da população na construção coletiva de projetos e ações, a fim de efetivar a implantação da Política Municipal de Educação Ambiental.
Todo o processo de revisão e elaboração do plano perpassa pelas várias instâncias administrativas envolvidas na temática e, principalmente, visa incorporar e consolidar os anseios e demandas dos diferentes fatores sociais do município de Capistrano no segmento da Educação Ambiental.
Desde a aprovação da Lei de Nº 1.134 de 17 de maio de 2017, que instituiu a Política Municipal de Educação Ambiental, muito se avançou em Capistrano nos assuntos relacionados à Educação Ambiental e as questões ambientais.
O Município hoje dispõe de uma Política Municipal de Meio Ambiente, Política Municipal de Resíduos Sólidos, Plano Municipal de Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos e Plano Municipal de Saneamento Básico. Esses instrumentos legais proporcionam uma ação de educação ambiental com capilaridade, de forma contínua e com resultados na construção de um Capistrano mais sustentável.
Nayara Jerônimo



