As eleições municipais de outubro trazem uma novidade no Ceará: a presença marcante de candidaturas femininas. A presença marcante na disputa eleitoral reflete um movimento de empoderamento e igualdade de gênero que vem ganhando força nos últimos anos em todos os segmentos.
São candidatas que apresentam propostas inovadoras, e buscam resolver problemas locais com sensibilidade e eficácia, demonstrando que a participação feminina na politica é essencial para o desenvolvimento sustentável e inclusivo das cidades.
Chapa feminina em Caridade
Um desses exemplos é o município de Caridade. A atual prefeita, Simone Tavares (PSB), entra na disputa à reeleição, e forma chapa com a ex-prefeita Amanda Lopes (Progressistas), confirmada após convenção realizada na última segunda-feira (5).
Litoral Leste com candidatas mulheres
Em Aracati, o Podemos confirmou Roberta e Ana Mello como candidata a prefeita e vice nas próximas eleições. A dupla feminina recebe o apoio do atual prefeito, Bismarck Maia.
A mesma situação acontece no município de Beberibe. A atual prefeita, Michele Queiroz, tenta a reeleição ao lado da ex-secretária de Saúde, Yonara Batista.
Inhamuns e Sertão Central
Na região dos Inhamuns, no município de Tauá, Patrícia Aguiar tentará reeleição ao lado de Fátima Veloso. Em Senador Pompeu disputarão as próximas eleições a vereadora Márcia Zomin e Ironeide. E em Pentecosta, Ilanna Cirilo e Valdelice Braga, lançadas pelo PT.