De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

AUMENTO

Câmara aprova aumento do número de deputados federais

AC

Na noite desta terça-feira (6), a Câmara dos Deputados aprovou aumento de 513 para 531 o total de parlamentares federais .

A mudança passa a valer em 2027 e mantém inalteradas as bancadas que, pelo cálculo proporcional, perderiam assentos.

O relator, Damião Feliciano (União-PB), propôs acréscimo político em vez do método estritamente proporcional revogado, evitando que estados em crescimento perdessem força.

Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte e Santa Catarina receberão vagas extras. Por exemplo, o Pará saltará de 17 para 21 deputados, e Santa Catarina de 16 para 20.

criação de 18 novas cadeiras demanda cerca de R$ 64,8 milhões anuais, segundo a Diretoria-Geral da Câmara, além de aumentar o volume de emendas parlamentares.

Na nova composição, a região Norte passa de 65 para 71 deputados (12,67% para 13,37% do total), e Sul, de 77 para 82 (15% para 15,44%). Nordeste e Sudeste ganham mais assentos, mas perdem participação percentual.

Conforme a Constituição, as assembleias locais terão o triplo de deputados federais, limitado a 36 mais o excedente de 12 na bancada federal.

Com o aumento em alguns estados, as legislaturas estaduais também crescerão proporcionalmente.

Antecedente judicial e prazo

A revisão atende a decisão do STF de agosto de 2023, que havia fixado o prazo de 30 de junho para o Congresso adequar as cadeiras segundo o Censo, sob risco de intervenção do TSE.

A Corte havia apontado omissão do Legislativo em atualizar a distribuição após 2022.

Durante as discussões, líderes de partidos aliados destacaram a necessidade de preservar a força política de estados em desenvolvimento.

Já a oposição apontou que a ampliação amplia a máquina pública e questionou a proporcionalidade em comparação com outros países.

IG

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.