De Segunda a Sexta – 06h às 07h

LONGEVIDADE

Brasileira se torna a pessoa mais velha do mundo aos 116 anos

Brasileira se torna a pessoa mais velha do mundo aos 116 anos
Foto: LongeviQuest/Reprodução

A gaúcha Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, foi reconhecida como a pessoa mais velha do mundo pelo grupo de pesquisa LongeviQuest, referência no monitoramento de supercentenários. Nascida em 8 de junho de 1908, na cidade de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, Inah vive atualmente em Porto Alegre, na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil.

O título foi oficializado após o falecimento da japonesa Tomiko Itooka, que ocupava o posto até 29 de dezembro de 2024, quando morreu aos 116 anos. O anúncio da nova recordista foi realizado neste sábado (4).

Uma vida de dedicação à fé e à educação

Inah iniciou sua jornada religiosa aos 16 anos, ingressando no internato Santa Tereza de Jesus, em Santana do Livramento (RS). Em 1928, em Montevidéu, no Uruguai, fez seus votos e tornou-se freira. De volta ao Brasil em 1930, lecionou português e matemática no Rio de Janeiro e, posteriormente, retornou ao Rio Grande do Sul, onde continuou a ensinar na cidade de Santana do Livramento.

Leia também:  Ex-esposa de Ralf Schumacher queima o vestido de noiva após o alemão se assumir gay

Para os familiares, a longevidade de Inah é reflexo de sua personalidade. “Bom humor, otimismo, bondade e espiritualidade sempre foram marcas da tia Inah”, afirma um de seus sobrinhos.

Rotina alegre e ativa

Mesmo aos 116 anos, Inah mantém uma rotina que reflete sua vitalidade. Em 1º de outubro de 2024, durante as celebrações do Dia do Idoso, respondeu com humor ao ser questionada sobre sua idade: “Poucos anos. 116.”

Inah é um exemplo de longevidade e inspiração, destacando-se não apenas pela idade, mas também pelo impacto de sua trajetória na fé, na educação e na vida de muitas pessoas ao longo de mais de um século.

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress