De Segunda a Sexta – 06h às 07h

EXPECTATIVA

Brasil é o país com o terceiro maior número de votantes no conclave

AP

Com a morte do Papa Francisco nessa terça-feira, 21, os cardeais da Igreja Católica foram convocados para se reunir e iniciar a preparação do conclave — a eleição que definirá o próximo papa.

Entre os países com o maior número de cardeais eleitores no conclave, o Brasil ocupa a terceira posição, com sete nomes:

  • Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, de Brasília;
  • Cardeal João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília;
  • Cardeal Odilo Pedro Scherer, de São Paulo;
  • Cardeal Jaime Spengler, de Porto Alegre, atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB);
  • Cardeal Sérgio da Rocha, de Salvador;
  • Cardeal Orani João Tempesta, do Rio de Janeiro;
  • Cardeal Leonardo Steiner, de Manaus.

O país com o maior número de cardeais eleitores é a Itália, com 17. Em seguida, vêm os Estados Unidos, com 10. Espanha e França aparecem empatadas, com cinco cardeais cada.

O papa é eleito pelo Colégio de Cardeais desde 1379. Somente aqueles com menos de 80 anos podem votar. Atualmente, a Igreja Católica possui 135 cardeais aptos a participar da eleição.

Leia também:  Única irmã viva do Papa Francisco renovou passaporte para visitá-lo depois da posse, mas encontro nunca aconteceu

Repórter Ceará

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.