De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

economia

Banco Central adia lançamento do Pix Automático

1675956876682

O Banco Central informou nesta quarta-feira (dia 4) que o Pix automático deverá ser lançado somente em outubro de 2024. O cronograma preliminar previa que o serviço estivesse disponível em abril do ano que vem. Com a nova funcionalidade, os clientes poderão fazer programar o sistema para efetuar pagamentos recorrentes, de contas de consumo, serviços e assinaturas, por exemplo.

De acordo com o Banco Central, a estimativa de liberação do serviço, de abril para outubro do ano que vem, foi ajustada “por conta da complexidade do produto, do tempo necessário para o desenvolvimento dos múltiplos atores, do andamento da definição das estratégias comerciais pelas instituições participantes do Pix e de questões organizacionais do BC”.

“Para que o produto atenda às necessidades da sociedade, estamos desenhando um produto bastante flexível, de forma a atender empresas de todos os setores e portes, negócios físicos ou digitais.” ressaltou Carlos Eduardo Brandt, chefe da Gerência de Gestão e Operação do Pix, durante a 20ª reunião plenária do Fórum Pix.

Em uma live, promovida pelo Banco Central, Renato Dias de Brito Gomes, diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, explicou que o Pix Automático facilitará os pagamentos de despesas recorrentes, como mensalidade escolar e contas de consumo.

“O Pix automático vai ter um impacto notável na competição bancária. Hoje em dia, se você quer usar o débito automático, o concessionário de energia elétrica precisa ter um convênio com o banco. Com o Pix Automático, todas as instituições que ofertam o Pix vão poder ofertar pagamentos recorrentes”, disse Renato Dias de Brito Gomes, diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central.

Com isso, os pagamentos serão debitados automaticamente, sem a necessidade de autenticações específicas a cada transação.

Para Cristiano Maschio, especialista em tecnologia de pagamentos e CEO da fintech Qesh, o Pix automático vai eliminar a necessidade de reemitir boletos ou autorizar débitos automáticos tradicionais. Além disso, os usuários poderão escolher a frequência, o valor e o dia do débito.

“Na prática, contas mensais, assinaturas e outros pagamentos que ocorrem periodicamente, como escola e condomínio, poderão ser automatizados, proporcionando mais conveniência para os usuários”, afirma Cristiano Maschio, especialista em tecnologia de pagamentos e CEO da fintech Qesh.

O Pix Automático poderá ser utilizado para pagamentos recorrentes que tenham periodicidade definida, em que o usuário pagador dará uma autorização prévia, de forma que os pagamentos serão debitados automaticamente, sem a necessidade de autenticações específicas a cada transação, por exemplo:

  • Serviços públicos (como água, energia e telefone);
  • Assinatura de serviços (como internet, streaming, clubes e portais de notícias etc.);
  • Pagamento de mensalidades (como escola, academia, condomínio e plano de saúde) e
  • Serviços financeiros (como parcelamento de seguro, de empréstimo e de consórcio).

Extra

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.