De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

NÚMERO 2

Avião voa por 10 minutos sem supervisão, após ida de piloto ao banheiro

AA

Um avião da companhia aérea alemã Lufthansa passou cerca de 10 minutos em voo sem supervisão logo após o comandante deixar a cabine para ir ao banheiro e o copiloto sofrer um mal súbito.

O caso ocorreu no voo LH77X, que partiu de Frankfurt, na Alemanha, com destino a Sevilha, na Espanha, com 205 pessoas a bordo.

A emergência médica levou a aeronave a ser desviada para o Aeroporto Internacional Adolfo Suarez Madri-Barajas, em um pouso de emergência, resultando na retomada da viagem apenas cinco horas depois.

O relato sobre o ocorrido veio a público na última quinta-feira (15), no relatório da Comissão de Investigação de Acidentes e Incidentes de Aviação Civil da Espanha (CIAIAC). O caso, entretanto, foi registrado no dia 17 de fevereiro de 2024.

Segundo o relatório, o piloto deixou a cabine de comando por conta de “necessidades fisiológicas”, mas conversou, antes, com o copiloto, sobre as condições meteorológicas e a operação da aeronave. 

Na volta do banheiro, às 10h39, o piloto inseriu a senha para reabrir a cabine, mas não conseguiu entrar. Sem sucesso, um tripulante tentou ligar para cabine, mas não foi atendido.

“Pálido” e “suando”, aponta o relatório, o copiloto conseguiu abrir a porta com muito esforço e foi socorrido pelos tripulantes e por um passageiro, que apontou a suspeita de um ataque cardíaco.

Pouso e atendimento

O copiloto foi atendido em solo, onde foi emitido um diagnóstico de um possível transtorno convulsivo. A condição não havia sido identificada nos exames médicos de rotina e estava sem restrições para voar, mas o profissional teve o certificado médico suspenso.

A companhia aérea não se pronunciou sobre o caso, mas seguia as diretrizes da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA). A comissão espanhola recomendou formalmente que a agência europeia de aviação considere, a partir de agora, obrigatória a permanência de duas pessoas autorizadas na cabine de comando durante todo o voo.

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.