A Associação dos Produtores de Café do Maciço de Baturité realizou nesse final de semana, na comunidade de Uirapuru, o primeiro encontro do ano, reunindo produtores, representantes de instituições e autoridades locais para discutir estratégias de revitalização e fortalecimento da cultura do café arábica na região.
A reunião contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Rural de Baturité, Cleudiberto Dantas, e representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE).
Mônica Farias, presidente da Associação, abriu a reunião destacando os avanços conquistados em 2024 e os planos para 2025. “Este é um ano de mudanças e novas parcerias. Estamos em contato com prefeituras, instituições como Embrapa, Sebrae e universidades, para fortalecer nossas ações e divulgar o potencial do café arábica produzido aqui no Maciço de Baturité”, afirmou Mônica.
Henrique Freitas, assistente técnico da SDE, destacou o potencial econômico do café arábica para o Ceará. “O café tem um papel histórico e econômico significativo, especialmente no Maciço de Baturité. Estamos aqui para apoiar os produtores e desenvolver ações que fortaleçam a cadeia produtiva, gerando mais oportunidades e desenvolvimento para a região”, disse Freitas.