Antes de morrer em acidente fatal, um piloto de 21 anos foi ouvido implorando que o controle de tráfego aéreo da Flórida dissesse aos seus pais que os amava. Ele pediu ajuda para sobrevoar nos céus com pouca visibilidade, mas acabou caindo a 482 km/h.
“Acho que não consigo manter minha altitude sem descer”, alertou o jovem, que pilotava um monomotor Cherokee Piper 180, pelo rádio. A aeronave havia sido comprada há apenas duas semanas antes, segundo áudio obtido pela WUFT.
“A quantos quilômetros estou de Gainesville?”, implorou pouco antes de cair em um parque estadual na tarde da última terça-feira.
“Estou perdendo altitude”, gritou ao controlador de tráfego aéreo antes de que transmitissem a comovente mensagem de amor aos seus pais.
O jovem piloto morto ainda não foi formalmente identificado no relatório inicial da Administração Federal de Aviação. No entanto, o avião condenado foi comprado apenas duas semanas antes por Adrien James Valentine, de 21 anos, de Melrose, na Flórida, segundo a WUFT. O pai do jovem desligou o telefone quando questionado sobre a tragédia.
O gerente do aeroporto de Kissimmee, Ramon Senorans, alegou que o avião decolou sob regras de voo visual, ou VFR, o que significa que os pilotos são obrigados a permanecer longe das nuvens e manter um mínimo de 1.000 pés acima do nível do solo.
O que tem sido dito na imprensa americana é que o rapaz teria sido avisado de que seu aeroporto de destino estava sob regras de voo por instrumentos, IFR, o que significa que “voar por referências visuais não é seguro e deve ser conduzido por meio de instrumentos de navegação”.
Além disso, momentos antes da decolagem, o controlador teria o aconselhado a esperar porque parecia que as condições de voo estavam melhorando:
“Parece que está sendo atualizado agora para não ser IFR, mostrando algumas (nuvens) a 800 (pés)”, disse o controlador ao piloto. “Então, se você esperar um ou dois minutos, estaremos VFR”.
O piloto decolou cerca de três minutos depois, segundo o canal televisivo WCJB.
Porém, ao encontrar pouca visibilidade mais tarde, ele acabou caindo. As equipes de resgate encontraram os destroços pouco antes do pôr do sol.
No dia seguinte (15/11), a FAA registrou em um relatório preliminar que o avião, cujo piloto não identificou, caiu devido a “circunstâncias desconhecidas”. O National Transportation Safety Board e a FAA estão investigando o acidente.
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