Estudantes do Brasil inteiro tiveram de achar outro jeito de se divertir nos intervalos após a restrição do uso de aparelhos celulares em escolas, com a sanção da Lei 15.100. Em vídeo que viralizou nas redes sociais e foi fornecido ao Correio pelo professor Georgeliano Ferreira, alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (E.E.M.T.I.) Cônego Luiz Braga Rocha, de Ibaretama, escolheram dançar forró durante a pausa entre as aulas.
Sancionada em janeiro deste ano, a nova norma restringe o uso de dispositivos eletrônicos portáteis — inclusive no recreio — em instituições de ensino públicas e privadas. Nas últimas semanas, com o retorno do período escolar ao redor do país, crianças e adolescentes têm feito sucesso na internet ao mostrarem de que formas estão lidando com a novidade.
Em um dos vídeos que viralizou, jovens da escola Cônego Luiz Braga Rocha no município cearense de Ibaretama elegeram como alternativa para as telas a dança típica da região.
Em publicação no Instagram, a instituição explica que os professores buscaram formas de divertir os alunos depois da nova medida. “No momento de intervalo das aulas, nossos estudantes exercem também o protagonismo e ocupam os espaços escolares para dançarem forró”, escreve o E.E.M.T.I. Cônego Luiz Braga Rocha. “Diante da lei que restringe o uso do celular na escola, os discentes encontraram práticas de lazer longe das telas, fortalecendo a interação entre todos.”
Correio Braziliense