A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, via Projeto São José, promoveu uma série de oficinas com o objetivo de garantir a inclusão de beneficiários de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e Módulos Sanitários Domiciliares (MSD), de 17 a 19 de fevereiro, em quatros municípios cearenses. As formações foram ministradas em Jucás, Morada Nova, Ocara e Tabuleiro do Norte.
A comunidade de Canafístula, no município de Jucás, é uma destas que recebeu a oficina socioeducativa sobre uso, reparo e manutenção dos módulos sanitários. No encontro, os participantes adquiriram novos conhecimentos sobre o uso consciente e a importância da manutenção adequada dos módulos, promovendo a saúde e o bem-estar das famílias e da comunidade de uma forma geral.
Segundo as técnicas Alaíde Moreira e Izângela Feitosa (Bacia do Alto Jaguaribe), “pudemos debater o ‘antes e o depois’ da implementação desses módulos. Os depoimentos foram excelentes, especialmente das pessoas que só tinham locais inadequados, como banheiros improvisados, para fazer suas necessidades. Esses relatos reforçam a importância de garantir condições dignas para todos”, disse Moreira.
Na região da Bacia do Banabuiu foi realizada reunião para formação do comitê gestor com representantes das comunidades e apresentar a equipe responsável, empresa TPF, pelos cadastros de Caracterização Socioeconômica das famílias a serem beneficiadas com Sistema de Abastecimento de Água pelo Projeto São José nas comunidades de Trinta e Sete, Lagoa do Choró, Parelhas I e II e Vila Quincas I e II, no município de Ocara.