O Açude Pesqueiro, localizado em Capistrano, Ceará, atingiu sua capacidade máxima de armazenamento, de 10,4 milhões de metros cúbicos de água, nesta terça-feira (4), conforme informações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Para os moradores da cidade, o açude só é considerado “sangrando” quando suas águas alcançam o Rio, passando pelo Cordão de Fixação – um trecho de 450 metros de comprimento por 40 metros de largura que marca o transbordamento completo do reservatório. Atualmente, o açude está com uma vazão de 12 centímetros, segundo o administrador Jacó Matos.
O Açude Pesqueiro está situado na região do Maciço de Baturité e faz parte da Bacia Hidrográfica da Região Metropolitana de Fortaleza. Sua construção foi realizada dentro do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Ceará e inaugurada pelo então governador Cid Gomes.
A cheia do açude é um marco importante para a população, garantindo segurança hídrica para o município e beneficiando atividades como pesca e agricultura.
O grande volume de água quechegou ao açude Pesqueiro, se deu por conta da chuva de 102mm registrada em Camarão, localidade de Aratuba.
Na Sede de Capistrano, as águas passaram por sobre a ponte que liga a Sede ao bairro Japão. Diversas casas da rua Luis Rufino, foram invadidas pelas águas.
Na comunidade de Mazagão II, as águas também passaram por sobre a ponte.
Mazagão II