De Segunda a Sexta – 06h às 07h

INTERLIGADOS

Seplag vai promover Caravana “Ceará Um Só” para aproximar o governo estadual dos municípios, informa De Assis Diniz

DIASSIS

A Caravana “Ceará Um Só”, promovida pela Secretaria de Planejamento do Estado (Seplag), foi motivo de pronunciamento do deputado estadual De Assis Diniz (PT), 1o secretário da Assembleia Legislativa. Após receber o titular da Seplag, Alexandre Cialdini, e sua equipe, o parlamentar esclareceu que a ideia é aproximar o Governo
Estadual dos municípios como forma de incentivar a cooperação entre os entes federados e orientar a formação de parcerias. “Há uma natural dificuldade – principalmente por partes dos novos gestores – de lidar com as leis, programas, projetos e ações que devem ser seguidos pelos municípios. Por isso, é importante que a Seplag vá até as cidades, oferecendo capacitação e formação, de forma a reduzir as barreiras logísticas e financeiras, consolidando o controle interno e externo, evitando ações de improbidade – por atecnias, por exemplo – em decorrência de fiscalização dos órgãos competentes. O Ceará é modelo de transparência e gestão fiscal, recebeu nota A em Capacidade de Pagamento (Capag A) pelo Tesouro Nacional, e é bom que os municípios assimilem o que está dando certo, de forma sistêmica e integrada, fortalecendo as gestões locais”, explicou.

Leia também:  PSB realiza XVI Congresso Estadual para eleger novo diretório domingo, 27

Segundo Cialdini, o objetivo é facilitar o diálogo e a adesão das prefeituras aos programas
de formação ofertados pelo Governo Estadual, com a criação de redes de cooperação e institucionalização da Governança Interfederativa, com apoio na implementação de políticas públicas. O Projeto Caravana “Ceará Um Só” – voltado para prefeitos, chefes de gabinete, gestores, assessores e técnicos – surge como uma solução para enfrentar esses desafios, percorrendo as 14 regiões de planejamento do Estado, iniciando dia 6 de maio, em Baturité, terminando em 19 de novembro, em Fortaleza. Dentre os temas das oficinas temáticas, destacam-se:
Impacto da Reforma Tributária para os Municípios; Governo Digital;
Captação de Recursos com o Estado e o Governo Federal; Consórcios e Arranjos Cooperativos Regionais; Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); Oportunidades de Captação de Fundos para Educação, Saúde e Combate à Fome; e Previdência Municipal.

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.