As semifinais do Campeonato Cearense foram definidas após os jogos do fim de semana, com Ferroviário avançando para enfrentar o Fortaleza, e o Maracanã para duelar com o Ceará em dois jogos.
E desde quando o Campeonato Cearense passou a implementar semifinais, a partir da 2012, foram 13 edições até hoje (2012-2024), com Fortaleza e Ceará estando juntos em 11 delas. Até 2011, haviam decisões de turnos e não semfinais diretas.
Nas últimas 13 edições, nas duas vezes em que só um deles esteve na semifinal, foi quando o Ceará foi eliminado antes, em 2016 e 2022, anos em que o Fortaleza esteve presente.
E das 11 edições em que estiveram juntos, eles avançaram para a decisão em 9. Ou seja, em 83% das vezes em que estiveram juntos nas semifinais, eles se classificaram e avançaram para a decisão.
Só duas vezes Ceará e Fortaleza estiveram juntos na semifinal e não fizeram a decisão do Campeonato: em 2017, quando o Ferroviário eliminou o Fortaleza, e em 2013 quando se enfrentaram e o Vovô eliminou o Leão.
Ou seja, a margem para uma ‘zebra’ é muito pequena. Com elencos de Série A, Fortaleza e Ceará são ‘favoritaços’ contra Ferroviário e Maracanã, ainda mais em 2 jogos, todos no Castelão.
Ferroviário e Maracanã merecem respeito, fazem um trabalho correto, mas possuem recursos e elencos limitados em comparação aos gigantes Fortaleza e Ceará.
DN



