De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

RECORDE

Centenários cearenses juntos há 84 anos batem recorde de mais tempo casados

AC

Os cearenses Manoel Angelim Dino e Maria de Sousa Dino, de 105 e 101 anos, respectivamente, tiveram o casamento reconhecido como o mais duradouro do mundo atualmente, conforme o Guinness World Records. A divulgação ocorreu na sexta-feira (14). Os dois completaram bodas de crisântemo em novembro de 2024.

Conforme o livro dos recordes, atualmente este é o casal vivo que tem o matrimônio mais longevo do mundo. Os dois se casaram em 1940, em uma capela do município de Boa Viagem, a cerca de 200 quilômetros de Fortaleza, onde vivem até hoje. Nestes mais de 80 anos a família cresceu. A todo são 13 filhos (nove estão vivos), 55 netos, 60 bisnetos e 14 tataranetos.

Como o amor começou

Manoel e Maria se encontraram, pela primeira vez, em 1936. Eles eram ainda muito jovens e trabalhavam em uma moagem de cana. No local eram produzidas rapaduras e iguarias típicas. Porém, apenas três anos depois ele se apaixonaria por ela. 

O início do namoro não foi aprovado pela família de Maria. Sua mãe não gostou da ideia da união e o pai só deixaria o casamento ocorrer se o jovem Manoel construísse uma casa para os dois em um ano. Pois ele cumpriu a meta e, em 20 de novembro de 1940, os dois casaram com as idades de 21 e 17 anos, na época.

Depois disso o casal trabalhou junto na agricultura, com fumo, e foi assim que sustentou a família, incluindo a neta, criada por eles desde a maternidade, Valéria Angelim, de 42 anos. Agora, é ela uma das responsáveis por cuidar dos avós centenários.

Valéria conta que mesmo com idades de três dígitos, Maria e Manoel não possuem demência. “Ela é totalmente lúcida e ele menos, pois tem o esquecimento causado pela idade avançada”.

Porém, ela comenta que o casal se reconhece como marido e esposa e possuem noção de tempo. Das dificuldades da vida a dois, a neta lembra que ocorreram dificuldades financeiras, algumas privações, enfermidades e perda de filhas. Aliás, a neta foi criada pelos dois porque sua mãe morreu no parto. “Mesmo com 60 anos, ela enfrentou o seu luto e as demandas de um bebê”.

Reconhecimento no Guinness

Valéria conta que não foi a família quem buscou o reconhecimento de casal mais longevo no Guinness World Records. O título veio por meio do trabalho da pesquisadora do LongeviQuest, Iara Souza. “A dona Iara entrou em contato comigo, me pediu documentação, conseguiu validar todos os dados e encaminhou para o Guinness”.

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.