De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

Homem sem filhos é preso por atraso de pensão alimentícia; processo começou quando ele tinha 12 anos

ABR

Gustavo Ferreira, de 20 anos, foi preso por engano por atraso de pensão alimentícia no Distrito Federal, mesmo sem ter filhos. O jovem foi solto por decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) na última quarta-feira (29), após cerca de 24 horas detido

O processo acerca do caso foi iniciado em 2017, em São Paulo, quando o acusado tinha apenas 12 anos de idade. Ao g1, o jovem, que mora em Taguatinga–DF, afirmou que nunca esteve no Estado paulista e nem em Minas Gerais — de onde o mandado de prisão foi expedido. 

“É bem chato não ter culpa de nada e ser levado. A pior parte foi o tempo que eu fiquei lá dentro [da prisão] sem ter culpa. Não desejo pra ninguém. Na hora que eles falaram que eu estava sendo preso por pensão alimentícia, eu até questionei [os policiais] pelo espanto. Falei que não tenho filho. Eles falaram que não tinha o que fazer”Gustavo Ferreira, de 20 anos.

ATUAÇÃO DA DEFENSORIA

O erro foi confirmado durante a audiência de custódia, com auxílio da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF). Após análise com defensores paulistas, o órgão constatou que a ação não tinha qualquer relação com algum débito de pensão alimentícia por parte do jovem preso, que sequer era parte ou mencionado no caso. 

Paralelamente, foi verificado que o mandado de prisão civil teria sido expedido por uma Vara de Execução Penal de Minas Gerais. O juízo mineiro, ao ser questionado pelo magistrado da audiência de custódia por solicitação do advogado do jovem, confirmou que o mandado foi expedido de modo equivocado. 

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi acionado para apurar possível fraude no caso. A família dele ressaltou, ainda, que vai entrar na Justiça contra o Estado.

DN

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.