No último sábado, 1º de fevereiro, Aratuba sediou o 1º Caminhos da Chuva, um encontro que reuniu profetas populares das chuvas de Aratuba e Quixadá no calçadão central da cidade. O evento, promovido pela Secretaria de Turismo e Cultura, teve como objetivo valorizar os conhecimentos tradicionais e divulgar previsões sobre a quadra chuvosa de 2025.
Ao todo, seis profetas e profetisas participaram das previsões climáticas, indicando chuvas pontuais em fevereiro e um maior volume a partir de março, trazendo esperança para os agricultores da região. Além das profecias, a programação contou com apresentações culturais dos povos Kanindé de Aratuba e Karão Jaguaribara do Feijão, um espetáculo de capoeira e uma feira de artesanato.
O evento recebeu a presença ilustre de Hélder Cortez, fundador do Encontro dos Profetas das Chuvas do Ceará, além de autoridades como a prefeita Selma Benevides, de Redenção, acompanhada de secretários municipais, o vice-prefeito Chico Abel e o prefeito Joerly Vitor. Também prestigiaram o evento representantes da Cagece, do Sindicato dos Agricultores e Agricultoras de Aratuba, da Associação das Mulheres de Aratuba, além de estudantes da UNILAB através do projeto Ponto de Cultura “Um Tesouro Chamado Nordeste” e o representante da SECULT Ceará, Salvino Lobo.