A Vertical Connect, startup cearense que desenvolve projetos de mobilidade aérea urbana, vai receber neste mês de janeiro uma subvenção da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) de quase R$ 60 milhões.
O valor será utilizado para desenvolver produtos inovadores, como o eVtol, ou “carro voador”.
A Vertical foi habilitada em três seleções públicas da Finep que financia a inovação desde a pesquisa básica até a preparação do produto para o mercado, em valor de “Subvenção Econômica à Inovação”, ou seja, apoio financeiro à inovação.
Os projetos foram submetidos ainda em 2024 e os valores servirão para o pagamento de equipe executora, pesquisadores, bem como programa de desenvolvimento de aeronaves, estudos em células de hidrogênio, voos e testes de aeronaves, dentre outras rubricas.
A chamada pública da Finep em que a empresa fora contemplada é a Mais Inovação Brasil – Aviação Sustentável. Os projetos submetidos têm como título, Evtol com célula de hidrogênio, Evtols sustentáveis com células de hidrogênio e Projeto de aviação sustentável com célula de hidrogênio aeronáutica.
Segundo o CSO da empresa, Líder de Vendas, Carlos Mello, “com os recursos da Finep, iniciaremos as pesquisas, estudos e desenvolvimentos para as aeronaves Evtol a hidrogênio, buscando soluções para uma tecnologia para maior autonomia de voo”.
DN