O ovo se destacou como a proteína animal mais acessível para os brasileiros em 2024. A queda nos preços, que durou cerca de sete meses devido à alta oferta nas granjas, impulsionou o consumo a níveis históricos. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil deve encerrar o ano com uma média de consumo de 269 ovos por pessoa. “O consumidor brasileiro nunca comeu tanto ovo”, afirma o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Produção recorde e queda nas exportações
A ABPA divulgou nesta quinta-feira (12) os dados anuais do setor. Em 2024, a produção de ovos atingiu a marca de 57,6 bilhões de unidades, representando um aumento de quase 10% em relação ao ano anterior. A produção atingiu o ritmo de 1.700 ovos por segundo.
Apesar do forte consumo interno, as exportações de ovos registraram uma queda de 29%, com 18 mil toneladas embarcadas, contra 25 mil toneladas no ano anterior.
Perspectivas otimistas para 2025
Apesar da retração nas exportações em 2024, a ABPA demonstra otimismo para o próximo ano. A expectativa é de que o mercado europeu e o Reino Unido se abram para o produto brasileiro, o que poderá impulsionar as exportações para 21 mil toneladas. A produção também deve crescer, chegando a 59 bilhões de unidades (1.800 ovos por segundo), e o consumo deve atingir a média de 272 ovos por habitante. “Será o maior consumo já registrado”, projeta Santin.
Ovo: de vilão a aliado da saúde
Ricardo Santin também destacou a mudança na percepção do consumidor em relação ao ovo. “O ovo deixou de ser uma proteína vilã da saúde para ser uma aliada. É o segundo melhor alimento disponível na natureza, após o leite materno, e os consumidores estão acompanhando este avanço nas pesquisas que apontam a saudabilidade dos ovos”, conclui.