A Organização Nacional de Acreditação (ONA) realizou nesta quinta-feira (28) em São Paulo a entrega do Prêmio Destaque da Acreditação. Durante o evento, realizado na Casa Bisutti, foram homenageadas 74 organizações de saúde que estão acreditadas há mais de 15 anos. A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços, com foco na segurança do paciente. A organização é a terceira maior certificadora do mundo em termos de volume, com mais de 5 mil certificados emitidos e mais de 50 mil pessoas capacitadas.
O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), localizada na Messejana, em Fortaleza, é o único representante do Ceará na lista de unidades. Na ocasião, a diretora administrativa do HGWA, Carla Fonteles, e a presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Virginia Silveira, receberam o prêmio durante a cerimônia.
“O processo de acreditação sempre nos norteou no desenvolvimento das práticas de gestão, qualidade e segurança na assistência, nos levando a constante busca pela excelência no atendimento. Hoje, além do HGWA, também temos outras unidades acreditadas e percebemos o quanto essa qualificação foi essencial para a melhoria dos nossos serviços”, afirma a presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Virginia Silveira,
Cenário da Acreditação – No Brasil, segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), existem aproximadamente 380 mil organizações de saúde, das quais 1.945 são acreditadas. A ONA é responsável por 72,1% desse mercado, totalizando mais de 1.400 organizações de saúde acreditadas, incluindo mais de 430 hospitais.
A distribuição das organizações acreditadas pela ONA é diversificada: 68,4% (917) são de gestão privada, 22,2% (298) de gestão pública, 8,3% (111) de gestão filantrópica, e 0,1% de gestão militar. Entre as entidades filantrópicas, 79 possuem certificação, sendo 53 delas hospitais, o que demonstra o empenho dessas instituições em oferecer assistência segura e de qualidade.
Regionalmente, 61% das instituições acreditadas estão concentradas no Sudeste. O Sul responde por 12,7%, o Nordeste por 12,1%, o Centro-Oeste por 11,4%, e o Norte por 2,8%. A meta da ONA é ampliar a cobertura em todo o território nacional, projetando um crescimento de cerca de 20% em relação a 2023, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde há uma demanda crescente por certificação e melhoria nos processos de segurança e qualidade.
ONA completa 25 anos e apresenta projeto inédito no Brasil: acreditação de mais da metade das UBSs de São Paulo
Em meio as comemorações dos 25 anos de atuação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), foi apresentado um projeto inovador e inédito no país e que também é considerado o maior em acreditação no mundo: o avanço da acreditação através do Projeto Avança Saúde da Secretaria de Saúde da cidade de São Paulo, responsável pela acreditação de 276 das 465 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) existentes na capital. O trabalho contou com um investimento de US$ 100 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento.