A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) alertou para um leve aumento nos casos de Covid-19 no Ceará desde o final de setembro. De acordo com o mais recente “Informe epidemiológico dos vírus respiratórios”, a positividade nos testes da doença está em torno de 15%.
Oscilações e aumento recente
Após uma queda nos casos até fevereiro e uma estabilização até maio, a positividade nos testes de Covid-19 voltou a crescer a partir de 29 de setembro, atingindo o pico no dia 16 de novembro. Atualmente, cerca de 15% dos testes realizados no estado têm resultado positivo para a doença.
Perfil dos casos
A maioria dos casos de Covid-19 no Ceará está concentrada em pessoas com mais de 20 anos, principalmente na faixa etária entre 50 e 69 anos, que representa 22,4% do total de casos. Apesar do aumento nos casos, a taxa de hospitalização é relativamente baixa, com apenas 5,9% dos casos confirmados necessitando de internação. No entanto, a maioria dos pacientes hospitalizados possui alguma comorbidade, como doenças cardiovasculares, diabetes e doenças neurológicas.
Vacinação como principal medida de prevenção
Diante do cenário atual, as autoridades de saúde reforçam a importância da vacinação contra a Covid-19 como a principal medida de prevenção. A ampla campanha de imunização contribuiu para reduzir a gravidade da doença e a taxa de hospitalização.