De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

DECISÃO

TSE mantém decisão do TRE-CE e autoriza desfiliação de 14 deputados estaduais do PDT

TSE mantém decisão do TRE-CE e autoriza desfiliação de 14 deputados estaduais do PDT

O pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, nesta semana, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) que permite a desfiliação de 14 deputados estaduais do PDT sem perda de mandato. A decisão foi unânime, negando recurso apresentado pelo PDT Nacional.

Os ministros André Mendonça, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Floriano de Azevedo Marques e Kássio Nunes Marques acompanharam o voto da relatora, ministra Isabel Gallotti, que já havia se manifestado contra o recurso em agosto.

Deputados envolvidos na desfiliação

A decisão beneficia os deputados Bruno Pedrosa, Osmar Baquit, Guilherme Bismarck, Guilherme Landim, Helaine Coelho, Salmito Filho, Jeová Mota, Sérgio Aguiar, Lia Freitas, Marcos Sobreira, Oriel Nunes, Antonio Granja e Romeu Aldigueri. Todos são ligados ao senador Cid Gomes e integram a base governista no Ceará.

Contexto político da decisão

A desfiliação ocorre em meio a uma disputa interna pela presidência do PDT no Ceará e reflete a divergência entre alas do partido. Apesar da aliança nacional entre PDT e PT, no Ceará, uma parte do PDT tem adotado postura de oposição ao governo Elmano de Freitas (PT).

A saída dos parlamentares também pode impactar a eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Romeu Aldigueri, um dos deputados que pediu desfiliação, é o candidato da base governista e conta com o apoio de Cid Gomes e do governador Elmano de Freitas.

Havia rumores de que Aldigueri poderia se filiar ao PT, o que manteria a tensão entre Cid e Elmano. O senador Cid Gomes já criticou o que considera uma “concentração de poder” no PT e defende uma maior divisão entre as forças políticas locais.

Impactos na política estadual

A decisão do TSE reforça a autonomia dos parlamentares em meio a conflitos internos nos partidos e pode redefinir o cenário político do Ceará, principalmente no alinhamento entre governo e oposição. A disputa pela Alece será um importante teste para medir os desdobramentos dessa decisão na prática.

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.