De Segunda a Sexta – 06h às 07h

TECNOLOGIA

Robô baterista desafia limites da música e promete revolucionar a indústria

ZRob, pode tocar mais rápido que qualquer humano e criar seu próprio estilo musical
ROBO BATERISTA

Um novo talento está prestes a revolucionar a indústria da música: o ZRob, um robô baterista capaz de tocar mais rápido do que qualquer humano e criar seu próprio estilo musical. Inspirado no lendário baterista dos Rolling Stones, Charlie Watts, o ZRob possui um “pulso” flexível que lhe permite executar qualquer música já composta. Além disso, ele possui a capacidade de se autoavaliar e aprender com seus próprios erros, desenvolvendo um estilo único e inovador.

A criação do ZRob é resultado de um projeto de pesquisa liderado por Mojtaba Karbasi, da Universidade de Oslo. Segundo Karbasi, a ideia não é criar uma cópia perfeita de um baterista humano, mas sim explorar as possibilidades da robótica para criar algo novo e inspirador. “Um robô que imita precisamente o comportamento humano não é inspirador. A verdadeira inovação está em criar robôs que levem um pouco de humanidade para dentro deles, mas que sejam únicos à sua maneira”, afirma o pesquisador.

Embora a equipe ainda esteja trabalhando para criar um único robô capaz de tocar uma bateria completa, os resultados já são promissores. A tecnologia por trás do ZRob abre portas para um futuro onde a música será criada de formas totalmente novas, com a colaboração entre humanos e máquinas.

Alexander Refsum Jensenius, parceiro de Karbasi na pesquisa, ressalta que a robótica musical não representa uma ameaça aos bateristas humanos. “Não estamos tentando substituir os músicos, mas sim explorar novas formas de expressão artística. A robótica musical é uma ferramenta que pode ser utilizada para criar novas possibilidades e expandir os limites da música”, explica Jensenius.

Com o ZRob, a música está prestes a entrar em uma nova era. A combinação de tecnologia e criatividade promete gerar experiências musicais únicas e desafiadoras, abrindo caminho para um futuro onde a linha entre o humano e a máquina se torna cada vez mais tênue.

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.