De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

POLÍTICA CEARENSE

Orós pode ficar sem prefeito após eleição de Evandro Leitão e Gabriela Aguiar em Fortaleza

oros pode ficar sem prefeito

A recente eleição de Evandro Leitão e Gabriella Aguiar para prefeito e vice-prefeita de Fortaleza traz uma situação curiosa na Assembleia Legislativa do Ceará. Para assumir o cargo no município, Gabriella precisará renunciar ao seu mandato no Legislativo Estadual, o que abrirá uma vaga para o primeiro suplente do PSD.

Simão Pedro: Prefeito e Possível Deputado

O primeiro suplente da coligação eleita em 2022 é Simão Pedro, que foi eleito prefeito da cidade de Orós, na região Centro-sul do Estado. Informações nos bastidores indicam que Simão pode renunciar ao seu cargo em Orós logo após a posse, marcada para 1º de janeiro, para assumir a vaga na Assembleia Legislativa.

Implicações para a Política Local

Caso Simão Pedro efetivamente renuncie ao mandato de prefeito, ele abriria mão de um período de quatro anos na administração municipal. A vice-prefeita eleita de Orós, Tereza Cristina Pequeno, é mãe do novo prefeito, o que pode facilitar a sua decisão.

Explicação Legal

De acordo com a legislação brasileira, especialmente a Lei de Inelegibilidade (Lei Complementar nº 64/1990), um político pode assumir um novo cargo mediante renúncia ao cargo atual, desde que respeitadas as normas de vacância e suplência. Essa movimentação é comum em situações onde um cargo eletivo é substituído por outro, refletindo a dinâmica das eleições e as escolhas dos eleitores.

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas