Entre agosto e novembro, as jabuticabas se tornam protagonistas. A fruta é conhecida por ter uma polpa doce branca e uma casca amarga de roxo intenso, mas não é apenas o sabor da fruta que se destaca: ela pode trazer uma série de benefícios à saúde.
Fonte de vitaminas C, E e do complexo B, além de fibras, ferro, potássio, selênio, entre outros, a fruta possui uma intensa ação antioxidante, que ajuda a combater o envelhecimento precoce. A jabuticaba ainda é rica em antocianinas, que ajudam na regulação dos níveis de açúcar no sangue.
Jabuticaba com casca e tudo
A nutricionista Thamires Lima, do Oba Hortifruti, em Brasília, destaca que muitos dos benefícios da fruta estão em sua casca, que possui a maior parte dos antioxidantes.
“Embora muita gente descarte, a casca da jabuticaba é rica em muitos compostos fenólicos, que auxiliam na prevenção de doenças como câncer e enfermidades neurológicas. Além disso, ela pode ser uma aliada no emagrecimento, pois ajuda a promover a sensação de saciedade e tem baixo teor calórico: em 100 gramas há apenas 45 calorias”, explica ela.
Em um estudo feito pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e publicado em março deste ano, se descobriu que a casca da fruta pode ajudar até no tratamento de obesidade e da diabetes.
“O estudo apontou resultados positivos em relação à diminuição da glicemia pós-prandial e níveis de inflamação no grupo que recebeu o suplemento de casca de jabuticaba. Ela se mostrou uma excelente maneira de auxiliar a modulação da glicemia, desde que acompanhada de outras medidas, como boa alimentação e exercício físico”, explicou o líder da investigação, Mário Roberto Maróstica Junior, em entrevista à Agência Fapesp.
Por isso, nada de jogar a casca fora. “Para quem acha muito amargo, a opção é comer a polpa branca, que é mais molinha e doce, e fazer um chá ou suco com a casca”, ensina Thamires.
Confira os benefícios da jabuticaba
- Promove uma boa saúde mental: os antioxidantes antocianinas e taninos, presentes especialmente na casca da fruta, ajudam a proteger as células do sistema nervoso;
- Regula a glicemia e auxilia diabéticos: as fibras da fruta modulam a absorção de açúcares pelo organismo;
- Reduz o colesterol ruim: a ingestão de fibras da fruta contribui para diminuir os níveis de colesterol LDL no sangue;
- Regula a pressão arterial: rica em potássio, a fruta auxilia na eliminação do excesso de sódio do organismo e favorece a saúde das artérias;
- Previne lesões musculares: as substâncias anti-inflamatórias, incluindo as antocianinas e a vitamina C, auxiliam na recuperação muscular pós-exercício;
- Fortalece o sistema imunológico: é fonte de zinco, essencial para o desenvolvimento de células de defesa do organismo;
- Melhora o funcionamento do intestino: as fibras presentes na jabuticaba auxiliam no trânsito intestinal correto e evitam a prisão de ventre;
- Ajuda a perder peso: com baixo valor calórico e rica em fibras, promove a sensação de saciedade e ajuda a controlar a vontade de comer.
Metrópoles