Passadas as eleições municipais em todo o Brasil, um caso chama atenção no Ceará. Em São João do Jaguaribe, distante 221,71 km de Fortaleza, apenas uma pessoa que concorreu a um cargo político não foi eleita.
O prefeito Raimundo Cesar (PSD) foi reeleito com 100% dos votos válidos. Ele era o único candidato ao Executivo. Da totalidade dos eleitores, 212 votaram brancos ou nulos, todos os demais foram para o gestor.
Já na Câmara Municipal do município, foram dez candidatos para as nove vagas disponíveis. Sendo assim, um ficou na suplência e os demais concorrentes conseguiram uma cadeira. Todos os postulantes são também do PSD.
São João do Jaguaribe ganhou notoriedade por uma marca negativa. Entre os anos de 2019 e 2021, foi a cidade brasileira com maior taxa média de mortes violentas intencionais, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Com uma população de aproximadamente 5,8 mil pessoas, segundo o último censo demográfico de 2022, o município registrou taxa de 224 mortes por 100 mil habitantes neste intervalo. Foram 50 assassinatos apontados pela Secretária de Segurança Pública e Defesa Social (SSDPS).
Apesar dos altos números de violência, O POVO fez um levantamento mostrando que, em 2021, foram 23 mortes violentas, mas apenas uma denúncia foi ofertada pelo Ministério Público Estadual (MPCE).
O Povo