De Segunda a Sexta – 06h às 07h

turismo

Fortaleza é a cidade do Nordeste mais procurada pelos beneficiários do VoaBrasil

IMG_20240224_114913744-2048x1152

Com quase dois meses de início, o programa Voa Brasil comercializou cerca de 10,4 mil passagens para 68 destinos brasileiros. No Nordeste, Fortaleza lidera entre as cidades mais procuradas pelos beneficiários do programa, com 922 passagens vendidas com destino à capital cearense. Conforme o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), um em cada quatro bilhetes vendidos para a região no primeiro mês de funcionamento do Voa Brasil foi para aeroportos cearenses, contemplando o Aeroporto Internacional Pinto Martins, de Fortaleza, e os terminais de voos em Juazeiro do Norte e Jericoacoara

Os beneficiários do Voa Brasil, que permite a compra de passagens aéreas por R$ 200, são aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), independente da faixa de renda. Os participantes também não podem ter viajado nos últimos 12 meses. O programa não inclui o valor da taxa de embarque, definido pelo aeroporto. Para ter acesso ao programa é necessário ter conta perfil ouro ou prata no portal único de serviços digitais do governo federal, o gov.br. 

Leia também:  Elmano de Freitas decreta ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro

Em fase inicial, o programa vendeu 0,34% das passagens aéreas dos 3 milhões de bilhetes disponibilizados aos 23 milhões de aposentados. Foram realizados 150 mil acessos de aposentados na plataforma do programa. Os bilhetes são disponibilizados a partir da oferta das companhias aéreas parceiras. As passagens adquiridas pelo Voa Brasil dão direito a uma bagagem de mão (de até 10 quilos) e uma bolsa ou mochila pequena. A expectativa do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) é lançar a segunda etapa do Voa Brasil no primeiro semestre de 2025 para incluir na lista de beneficiários os estudantes de instituições de ensino público.

OUTROS DESTINOS

Com cerca de 45% dos voos do programa sendo para o sudeste e 40% para o nordeste, além do Ceará, os destinos que se destacam nesse período inicial foram São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. O principal destino procurado pelos aposentados foi São Paulo, com 2.918 passagens adquiridas por aposentados vindos de 47 municípios. Em seguida, está o Rio de Janeiro como a segunda cidade mais procurada, vendendo 963 bilhetes e recebendo passageiros de 25 cidades. Além de Fortaleza, no Nordeste, o Recife se destacou, ocupando a quarta posição, sendo o destino de 775 beneficiários do Voa Brasil.

Leia também:  Alece define horário de funcionamento durante o recesso parlamentar

O MPor, responsável pelo programa, analisa que a procura por quase 70 destinos domésticos indica que os aposentados têm procurado também cidades que não são grandes centros urbanos. “O Voa Brasil permite que o aposentado encontre tarifas baixas para visitar seus parentes ou cidades turísticas, fora do período de temporada”.

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress