De Segunda a Sexta – 06h às 07h

geral

Seplag, Aprece, Centec e UVC atuarão juntos para formar lideranças municipais

Agentes públicos qualificados são fundamentais para a execução eficaz das políticas com potencial para transformar a qualidade de vida dos cidadãos. Para contribuir com os municípios cearenses nesse desafio, compartilhar sua expertise e fortalecer ainda mais o seu papel de indutor do desenvolvimento, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE) e da Escola de Gestão Pública (EGPCE), assinou, nesta segunda-feira (8), termo de cooperação com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e a União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC).

A assinatura do termo, que ocorreu no auditório da Seplag-CE, faz parte da ampliação do Programa de Gestão de Líderes Públicos, iniciativa lançada em 2023 pelo Governo do Ceará, por meio da Seplag-CE, em parceria com a Vamos – aliança de organizações do terceiro setor. O termo foi assinado pelo secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini; pelo presidente do Centec, Acrísio Sena; pelo diretor da EGPCE, João Jorge Lima Pereira; pela presidente interina da UVC, Fabrícia Nobre Calisto; e pela coordenadora da Escola de Gestão Pública Municipal da Aprece, Helderiza Maria Diniz Queiroz.

Leia também:  Quaest Fortaleza 2º turno: como devem migrar os votos de Sarto e Wagner para André e Evandro

“Nosso papel é fazer uma grande rede de cooperação com o Centec, Aprece, UVC e universidades. Hoje, nós temos uma condição, no âmbito da tecnologia, da formação e do conhecimento, que não podemos internalizar. Temos que ampliar esse nosso conhecimento para que isso chegue até os municípios. Assim, a assinatura desse termo é muito importante, pois estamos levando qualidade do setor público cearense para os municípios”, destacou o secretário Alexandre Cialdini. “Estamos colocando a governança interfederativa à disposição dos municípios cearenses. Ou seja, estimulando o processo de liderança também no âmbito municipal. Pois este é um programa de Estado. Daí a importância e a dimensão do que tem a Seplag para o Estado do Ceará”, acrescentou.

O presidente do Centec ressaltou o pioneirismo da iniciativa e reforçou a inteira disponibilidade de infraestrutura do Instituto para as ações de capacitação dos líderes públicos municipais. “Essa experiência será uma referência para o Brasil. O Centec está à disposição para mais essa missão. Disponibilizaremos toda a nossa estrutura nas 14 macrorregiões do Ceará. Todas as 34 unidades do Centec estarão à disposição, além da nossa plataforma de ensino a distância”, disse Acrísio Sena.

Leia também:  Pastores evangélicos repudiam uso de igrejas como palanque político

Ganho substancial

O titular da Seplag-CE afirmou ainda que a iniciativa proporcionará ao Estado a obtenção de informações sobre a realidade dos municípios, contribuindo também para a elaboração de outras políticas públicas estaduais. “Recepcionaremos muita coisa importante que ocorre lá na ponta, na realidade dos municípios, e que, às vezes, estamos muito distantes. As experiências que já tivemos no âmbito municipal me provaram isso. O ganho será substancial para o estado do Ceará”, declarou.

Primeira Formação

Na ocasião, o secretário Alexandre Cialdini informou que a primeira formação no âmbito do termo de cooperação firmado nesta segunda-feira será lançada nesta sexta-feira (12), às 9h, no auditório da Seplag. O Seminário de Governança Fiscal Interfederativa é voltado para os secretários municipais de Saúde, Educação, Finanças e Meio Ambiente. O objetivo é fortalecer a governança interfederativa junto aos municípios cearenses.

As inscrições para o seminário já estão abertas e podem ser feitas por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSefnSx3ZBQEBhPeE01miD7lFqc6KB9oF3lSycIGLLtgQ2wbkw/viewform?pli=1.

Compartilhe essa notícia:

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress