Em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, no dia 12 de junho, os Programas de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem e o Programa Fada Madrinha, ambos do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE), unem-se à Biblioteca Pública (Bece) e à Secretaria de Educação do Estado do Ceará para promover uma importante ação de conscientização. O evento ocorrerá na Bece, às 9h30, e incluirá o lançamento do livro “Lauro e o Menino Sem Chuteiras”, contação de histórias, exibição do vídeo “Lauro e os Palhacinhos do Sinal” e um debate sobre a temática do trabalho infantil.
A iniciativa contará com a presença de estudantes da rede municipal de ensino de Fortaleza, estagiários do TRT-CE, servidores das instituições envolvidas e demais interessados. Os autores do livro, Thaís Evangelista e Frederico Brito, servidores da Justiça do Trabalho cearense, estarão presentes, assim como o ilustrador Arthur Morais e a diagramadora Vitória Facundo. A bibliotecária do TRT-CE, Rejane Albuquerque, também colaborou com a obra.
“O enfrentamento de todas as formas de trabalho infantil é uma das prioridades da Justiça do Trabalho. Conduzir debates e reflexões sobre os efeitos devastadores dessa prática na vida de crianças e adolescentes é uma forma de dar visibilidade a esse grupo vulnerável e de conscientizar a sociedade sobre essa temática”, destaca o prefácio do livro, assinado pela desembargadora Fernanda Uchoa, gestora regional do Programa.
Para o juiz Célio Timbó Costa, a narrativa do livro utiliza o esporte como um meio eficaz de afastar o trabalho irregular de crianças e adolescentes. “A presente obra espera, a partir de uma abordagem lúdica e inspiradora, contribuir para que o desporto tenha sempre um relevante conteúdo de promoção e proteção dos meninos e meninas que abraçam a prática de futebol como ato de liberdade e lazer”, afirma o magistrado.
Sinopse de “Lauro e o Menino Sem Chuteiras”
Lauro é um garoto que adora brincar de futebol com seus amigos e irmãos. Um dia, ele nota um menino atarefado e cansado passando perto do campinho do seu bairro, levando um carrinho de mão. Intrigado, Lauro inicia uma jornada para ajudar o menino sem chuteiras a deixar o trabalho infantil e a brincar com ele. Contada em prosa rimada e voltada para o público infanto-juvenil, a obra de 48 páginas é amplamente ilustrada e inclui informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, dicas de mediação de leitura e curiosidades sobre futebol.
Serviço
Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – Lançamento do livro “Lauro e o Menino Sem Chuteiras”
Data: 12 de junho às 9h30 (quarta-feira)
Local: Biblioteca Pública do Estado do Ceará – Bece
Endereço: Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil, Fortaleza – CE