De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

justiça

Juíza proíbe Ciro Gomes de ‘repetir e divulgar’ ofensas contra a senadora Janaína Farias

WhatsApp Image 2024-05-14 at 11.43.35da

A Justiça de Brasília determinou, nesta quinta-feira (16), que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) “se abstenha de repetir e divulgar” ofensas contra a senadora em exercício Janaína Farias (PT). A decisão estabelece ainda uma multa de R$ 30 mil por cada caso de reiteração.

O pedido de tutela provisória de urgência foi deferido pela juíza Patrícia Vasques Coelho, da 12ª Vara Cível de Brasília. No processo, a magistrada cita os termos proferidos por Ciro para falar de Janaína, como “cortesã”, “assessora para assuntos de alcova”, “assessora de assuntos de cama” e “organizadora de farras”.

“O perigo de dano igualmente se encontra presente, haja vista que a propagação de novas falas de caráter injurioso pelo réu, em desfavor da autora, tem o potencial de intensificar o cenário de afronta aos direitos da personalidade da ofendida”, defendeu a juíza Patrícia Vasques Coelho, na decisão.  

Na ação, a senadora pede a condenação de Ciro à obrigação de não fazer novas ofensas, bem como o pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 300 mil.

Ciro Gomes tem o prazo de 15 dias para apresentar resposta à decisão. 

Após a senadora assumir o cargo, Ciro Gomes se referiu a ela como “cortesã“, alegando que a parlamentar la “é simplesmente a pessoa que organizava as farras do Camilo”. As falas foram feitas durante entrevista ao Jornal Jangadeiro.

“O Camilo faz chegar ao Senado Federal, manipulando, uma pessoa cuja qualificação é nenhuma. Aí eu acuso: qual é o mérito dela? Usei uma palavra mais moderada, falei que era assessora para assuntos de alcova. (…) Pois bem, em vez de assessora de alcova, agora vou substituir, ela é simplesmente a pessoa que organizava as farras do Camilo Santana. É disso que estou dizendo. O que tenho a ver com a vida particular de Santana? Nada. E a vida particular dela? Nada. Agora, botar no Senado? A voz do Ceará no Senado, a mulher cearense representada no Senado por uma cortesã?”, afirmou.

Há poucas semanas, no dia 4 deste mês, Ciro já havia chamado a parlamentar de “assessora para assuntos de cama” do ministro.

O Ministério Público Eleitoral denunciou Ciro Gomes por violência política de gênero contra a senadora Janaína Farias. A promotora eleitoral Sandra Viana Pinheiro, da 114ª Zona Eleitoral em Fortaleza, argumenta que Ciro “constrangeu e humilhou, através de palavras, detentora de mandato eletivo (Senadora da República), utilizando-se de menosprezo à condição de mulher da parlamentar, com a finalidade de dificultar o desempenho de seu mandato eletivo”.

A ação foi protocolada no último dia 3 de maio pelo Ministério Público Eleitoral, após pedidos feitos pelo Ministério Público Federal e pela Advocacia do Senado Federal. Como Ciro Gomes não é detentor de mandato, a ação irá tramitar na primeira instância da Justiça Eleitoral no Ceará.

Diário do Nordeste

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.