Prestes a desenvolver um avião de passageiros supersônico, a NASA aposta que a aeronave X-95 seja duas vezes mais rápida do que o Concorde e que voará de Londres a Nova York em uma hora e meia.
A silenciosa aeronave supersônica X-59 da NASA já se encontra no celeiro de pintura nas instalações da Lockheed Martin Skunk Works em Palmdale, Califórnia, desde a semana passada. O avião de passageiros prometo voar mais rápido que a velocidade do som, terá corpo branco, com parte inferior azul e detalhes em vermelho nas asas.
Depois da pintura, a equipe da NASA fará as últimas medições de seu peso e formato exato para melhorar a modelagem computacional. A expectativa é que o avião seja duas vezes mais rápido do que o Concorde, que tinha velocidade máxima de cruzeiro de 2.179 km (1.354 milhas) por hora. Os aviões atuais viajam a cerca de 80% da velocidade do som, este promete ultrapassar.
Em agosto a NASA identificou mercados potenciais em cinquenta rotas estabelecidas que conectam a cidade. Uma delas, que recebe voos de Nova York Para Londres, poderá chegar até quatro vezes mais rápido do que é possível atualmente.
A aeronave mudou para o celeiro de pintura no dia 14 deste mês. A NASA comunicou que:
“A tinta não agrega apenas valor cosmético. Ela também tem um propósito: a tinta ajuda a proteger a aeronave contra umidade e corrosão e inclui marcações de segurança importantes para auxiliar nas operações em solo e em vôo”, explicou a NASA.
Cathy Bahm, gerente de projeto do demonstrador de vôo baixo, afirmou: “Estamos incrivelmente entusiasmados por alcançar esta etapa da missão. Quando o X-59 emergir do celeiro de pintura com tinta e pintura frescas, espero que o momento seja de tirar o fôlego de distância porque verei nosso projeto ganhando vida. O próximo ano será grande para o X-59 e será emocionante para a parte externa da aeronave finalmente corresponder à espetacular missão que temos pela frente”.
A aeronave é a peça central da missão Questt da NASA, por meio da qual a NASA voará o X-59 sobre algumas comunidades dos EUA a serem selecionadas. O intuito é coletar dados sobre as percepções das pessoas sobre o som que ele emite. Assim, os engenheiros pretendem reduzir o som do estrondo sônico para minimizar a perturbação para as pessoas no solo.
Os dados recolhidos como parte da missão serão enviados aos reguladores, que poderão ajustar as regras atuais que proíbem voos supersônicos comerciais. No início deste ano, a agência espacial investigou o caso de negócios para viagens aéreas supersônicas de passageiros a bordo de aeronaves que poderiam, teoricamente, viajar entre Mach 2 e Mach 4 (que significa 1.535-3.045 milhas por hora ao nível do mar).
“Realizamos estudos de conceito semelhantes há mais de uma década em Mach 1,6-1,8, e os roteiros resultantes ajudaram a orientar os esforços de pesquisa da NASA desde então, incluindo aqueles que levaram ao X-59”, disse Lori Ozoroski, gerente de projeto do Projeto de Tecnologia Supersônica Comercial da NASA.
Acrescentando que “esses novos estudos irão atualizar a visão dos roteiros tecnológicos e identificar necessidades de pesquisa adicionais para uma faixa mais ampla de alta velocidade”.
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