Com distribuição gratuita, mil sutiãs especiais foram entregues a mulheres que passaram pelo processo de mastectomia (cirurgia de retirada da mama) no Hospital da Mulher de Fortaleza (Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann), na tarde dessa segunda-feira, 30. As peças ainda podem ser adquiridas gratuitamente, enquanto durar o estoque, por meio de solicitação via WhatsApp.
As peças foram confeccionadas por beneficiárias do Projeto Costurando o Futuro, em alusão ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. De acordo com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), pasta articuladora do evento, esta é a primeira vez que a ação é realizada e a expectativa é que, em 2024, ela ocorra novamente.
Os sutiãs especiais têm o objetivo de trazer mais conforto, facilitando a respiração da pele e acelerando a cicatrização de cortes cirúrgicos. A ação visa contribuir com a autoestima das mulheres que enfrentam o câncer de mama e que enfrentam dificuldades para adquirir sutiãs adequados.
A iniciativa é da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, e conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, por intermédio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e da Secretaria Municipal da Saúde.
Mulheres em situação de vulnerabilidade, residentes de Fortaleza, que passaram pelo processo de mastectomia também podem fazer o pedido do sutiã entrando em contato pelo Whatsapp (85) 9 98739 3052 (não recebe ligações).
O Povo