A nova carteira de Identidade Nacional começou ser emitida desde 1° de março deste ano. As secretarias de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal serão responsáveis pela emissão do novo RG. Os institutos têm até o dia 3 de março de 2023 para adequar às mudanças para emissão do documento.
Os interessados devem comparecer aos órgãos de identificação de seu município para se informar sobre a nova identidade.
*Documentos
Para emitir o novo RG, é necessário Certidão de Nascimento ou Casamento.
A nova identidade digital será expedida em papel de segurança ou por um cartão de policarbonato (plástico), além de ter um formato digital que será acessado pela plataforma gov.br.
Também pode ser baixada no aplicativo gov.br em seu celular para visualizar a versão online digital. Será aceita da mesma forma que a versão em papel.
*Novo RG
A nova identidade digital tem uma única numeração que pode ser checada por QR code.
O objetivo é unificar o número documento. No caso o cidadão perca a RG e solicite em outro estado terá a identidade com a mesma numeração.
O Intrigante