De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

Pleno

TCE aprova relatório sobre Projeto de Apoio à Melhoria da Segurança Hídrica no Ceará

tribunal de contas do ceara (tce)

O Tribunal de Contas do Ceará (TCE) aprovou nesta quarta-feira (27), o relatório de auditoria sobre as demonstrações financeiras do Projeto de Apoio à Melhoria da Segurança Hídrica e Fortalecimento da Inteligência na Gestão Pública do Estado do Ceará (Malha D´agua), referente ao ano de 2022. A relatoria do processo de auditoria foi do conselheiro presidente, Valdomiro Távora.

No relatório da auditoria, processo nº 31451/2022-7, foi emitida opinião sem ressalvas sobre as demonstrações financeiras que apresentam razoavelmente, em todos os aspectos relevantes, os recebimentos e os pagamentos do projeto em 31 de dezembro de 2022.

Verificou-se a baixa execução financeira do Projeto, de aproximadamente 8,22% até 31/12/2022. A equipe técnica apontou que, por se tratar de um projeto recente, é natural que este percentual seja, neste momento, baixo. Entretanto, o monitoramento deve acontecer para evitar grandes atrasos na execução. Também foi informado que não houve aporte referente à contrapartida, ou seja, os recursos provenientes do estado do Ceará não foram alocados ao projeto. De acordo com a Ajuda Memória de novembro de 2022, a expectativa é que os aportes da contrapartida sejam simultâneos, ou, no mínimo, no patamar de 20% dos recursos pagos. 

As oportunidades de melhoria de controle interno foram identificadas na carta gerencial do Relatório, bem como o monitoramento das recomendações anteriores, referentes aos exercícios de 2020 e 2021.

O Projeto de Apoio à Melhoria da Segurança Hídrica e Fortalecimento da Inteligência na Gestão Pública do Estado do Ceará consiste em realizar investimentos nas ações estratégicas prioritárias, tais como: expansão da infraestrutura e da governança do setor hídrico, no intuito de assegurar a sustentabilidade hídrica no Estado do Ceará. O financiamento é do Banco Mundial (Contrato de Empréstimo nº 9006-BR). 

O Projeto é executado por vários órgãos do Governo do Estado do Ceará, dentre os quais o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), com execução financeira de aproximadamente R$ 85 milhões até o final de 2022.

O Relatório de Auditoria foi elaborado pela Diretoria de Fiscalização de Demonstrações de Temas Especiais II, da Secretaria de Controle Externo (Secex) do TCE Ceará.

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.