Um “lamento estridente, semelhante ao de uma alma penada”. Assim os moradores de Folkestone, uma cidade costeira de Kent (Inglaterra), definiram o barulho do novo bloco de apartamentos de luxo à beira-mar do município. A situação tem enfurecido tanto os vizinhos do empreendimento que já fez com que alguns deles tenham deixado a cidade litorânea.
Os ingleses que moram perto ao edifício contam que o barulho começou a aparecer quando as varandas foram instaladas no prédio. Conforme mais varandas eram construídas, mais alto ficava o “assobio”. Agora, o zumbido perturba as pessoas durante o dia, as mantém acordadas à noite e atinge até os cachorros — que têm a audição mais aguçada que os humanos —, principalmente quando o vento vem mais forte.
“Estou pensando em me mudar daqui”, contou Amanda, que mora na cidade há seis anos. Ao jornal britânico “Daily Mail”, ela explicou que, no início, as pessoas não tinham certeza de onde vinha o barulho e “todos pensavam que eram só eles”. Mas agora, já conhecem a origem do problema. “’Meu amigo mora perto da área de Grand Burstin, é esquizofrênico e pensou que sua medicação não estava funcionando. E ele não é o único!”, completou.
Katrina Harris, de 72 anos, disse que mora na região desde 2007 e, a princípio, pensou que o barulho fosse dos construtores. Mas ao continuar ouvindo os sons, percebeu que era o prédio. Ela acredita que a situação pode impedir que potenciais compradores comprem os apartamentos, que ficam no primeiro bloco a ser construído como parte dos planos de Roger De Haan. O empresário pretende construir mil novas casas depois que ele comprou o porto de Folkestone por 11 milhões de libras esterlinas em 2004.
Os apartamentos, que são agora de longe os mais caros de Folkestone, custam entre 430 mil libras e 1,8 milhão de libras (aproximadamente R$ 2,6 milhões e R$ 11 milhões). Eles são vendidos como tendo sido “cuidadosamente projetados” e “meticulosamente considerados”. A empresa responsável pelo projeto alegou que o ruído é apenas “temporário” e que não será um problema quando a construção for concluída.
Extra