De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

fenômeno

Duas ‘superluas’ poderão ser vistas em agosto

Lua-Azul

Um fenômeno raro e bonito poderá ser observado nos céus em agosto. Pela primeira vez desde 2018, duas superluas estarão visíveis no mesmo mês. Isso não se repetirá até 2037, de acordo com o g1, com base em informações do astrônomo italiano Gianluca Masi, fundador do Virtual Telescope Project.

O primeiro espetáculo no céu ocorrerá na noite de terça-feira (1º), quando a lua cheia nascerá no sudeste e parecerá um pouco maior e mais brilhante que o normal.

Já o segundo será na noite de 30 de agosto, quando o astro estará a apenas 357,3 quilômetros de distância da Terra. Este último, por ser a segunda lua cheia no mesmo mês, levará o nome de “lua azul“.

De acordo com Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, os termos “lua azul” e “superlua” não são definições científicas. O termo “superlua” foi criado pelo astrólogo Richard Nolle, em 1979. Na extinta revista Dell Horoscope, ele escreveu que seria chamada de “super” uma lua cheia ocorrida com a lua no perigeu ou até 90% próxima desse ponto.

“Os observadores poderão notar uma lua mais brilhante do que outras luas. O fenômeno poderá ser visto em todas as regiões do planeta, basta que o tempo esteja favorável”, afirma Josina.

Para ver a superlua, dê preferência a locais em que o céu esteja limpo e claro. Binóculos ou telescópios podem ser úteis para melhorar a experiência.

Diário do Nordeste

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.