O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou para o dia 1º de agosto o pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef. A comunicação foi feita nesta sexta-feira (14), em live nas redes sociais, ao lado da secretária da Educação do Estado, Eliana Estrela. Ao todo, os profissionais do magistério irão fazer o rateio de R$ 565 milhões.
No ano passado, os profissionais do magistério tiveram acesso ao montante da primeira parcela. Ao todo, 50,2 mil professores dividiram o montante de R$ 745 milhões. Os profissionais têm direito ainda a mais uma parcela, a terceira, prevista para o próximo ano.
Tem direito aos precatórios os profissionais do magistério em efetivo exercício na educação básica estadual entre agosto de 1998 a dezembro de 2006. Na lista, estão pessoas integrantes do quadro de servidores do Ceará, com vínculo estatutário ou temporário.
Em caso de falecimento dos profissionais, o benefício é repassado aos herdeiros. O Ceará é a única unidade da federação onde o pagamento dos docentes recai sobre o valor integral, com juros e correção, sem desconto do Imposto de Renda.
Diário do Nordeste