De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

VIDA

Remédio que pode reduzir em 50% a mortalidade entre mulheres com câncer de mama chega ao Ceará

ac

O Ceará recebeu 586 unidades do Trastuzumabe Entansina, um medicamento de última geração para o tratamento do câncer de mama HER2-positivo, uma das formas mais agressivas da enfermidade. As doses chegaram nesta quinta-feira (23), por meio do Ministério da Saúde, e a distribuição ficará a cargo da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

A nova terapia amplia as opções de tratamento oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando melhores perspectivas de controle da doença e mais qualidade de vida às pacientes. Segundo José Barreto, diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, o medicamento pode reduzir em até 50% a mortalidade entre mulheres com câncer de mama do tipo HER2-positivo.

Ao todo, serão quatro lotes do medicamento. As próximas entregas estão previstas para dezembro de 2025, março e junho de 2026. Os insumos atenderão 100% da demanda atual pelo medicamento no SUS, beneficiando 1.144 pacientes ainda neste ano.

Os medicamentos fazem parte do primeiro lote recebido pelo Ministério da Saúde. O governador Elmano de Freitas (PT) comemorou a chegada do fármaco ao estado afirmando que “a medida representa um grande avanço para a oncologia no País” e que é uma grande vitória para a saúde pública e, em especial, para os cearenses.

Jornal Jangadeiro

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.