De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

TOPO

Capital do ovo do Brasil produz 132 unidades por segundo

ao

Um pequeno município a 80 quilômetros a noroeste de Vitória, na região central do Espírito Santo, é considerado a capital nacional do ovo do Brasil. Em meio às montanhas capixabas, Santa Maria de Jetibá está localizada a uma altitude de 700 metros acima do nível do mar, com o ponto mais alto a 1.450 metros e produz 132 por segundo.

Essa geografia garante à cidade uma das temperaturas mais amenas do Espírito Santo e um clima ideal para a criação de galinhas dedicadas à produção comercial. Só em 2024, foram 4,16 bilhões de unidades ao longo do ano, segundo a mais recente Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do IBGE.

O desempenho do ano passado consolidou Santa Maria de Jetibá como maior produtor nacional, com quase 1 bilhão de unidades a mais que o segundo colocado. A produção do município cresceu 9,3% em comparação ao ano anterior, o que significa dizer um incremento de 354 milhões em relação a 2023.

Não por acaso que o chamado “rei do ovo”, o empresário Ricardo Faria, CEO da Global Eggs, mantém na cidade uma das 20 unidades de ovos comerciais que a empresa possui no Brasil.

Chegando ao topo

O domínio Santa Maria de Jetibá na produção nacional de ovos já dura quase dez anos. Em 2016, o município ultrapassou Bastos (SP) no ranking brasileiro e desde então não saiu mais do topo do pódio. A cidade paulista produziu no ano passado 3,24 bilhões de ovos, 11,2% a mais que no ano anterior.

Entre os Estados, São Paulo lidera a produção de ovos no Brasil. Em 2024 foram 15,3 bilhões de unidades. O desempenho fez com que as granjas paulistas obtivessem uma fatia de 23,5% de toda a produção nacional.

Na sequência aparecem Paraná, com 9,6% da produção, Minas Gerais (9,5%), Rio Grande do Sul (7,2%) e Espírito Santo (7,1%). Pernambuco, Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso e Goiás foram o top 10 dos Estados que mais produziram ovos no Brasil em 2024.

Istoé Dinheiro

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.