De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

VATICANO

Lula se encontra com papa Leão XIV e revela desejo de pontífice vir ao Brasil

AL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja da Silva tiveram, nesta segunda-feira (13), um encontro com o papa Leão XIV no Vaticano, em uma conversa marcada por temas como pobreza e o futuro do Brasil no cenário global. Em postagem nas redes sociais, Lula revelou o desejo do pontífice de visitar o Brasil em momento oportuno.

“Eu e a Janja tivemos um excelente encontro com sua Santidade, o Papa Leão XIV, no Vaticano. Conversamos sobre religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”, afirmou o presidente.

O encontro também foi uma oportunidade para Lula parabenizar o papa pela recente Exortação Apostólica Dilexi Te, que trata da relação entre fé e amor pelos mais pobres.

O presidente também compartilhou com o papa a trajetória de proximidade com figuras religiosas brasileiras, como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Hélder Câmara, Dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga e Dom Jaime Spengler, atual presidente da CNBB.

“Relatei ao Papa minha relação de extrema proximidade com religiosos brasileiros e o quanto foi importante para minha formação a convivência com as Comunidades Eclesiais de Base”, contou.

Além disso, Lula mencionou a participação no encontro da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), onde compartilhou a conquista do Brasil de ter saído, pela segunda vez, do Mapa da Fome.

“Falei ao Papa sobre minha participação hoje no encontro da FAO e como em dois anos e meio tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome”, destacou. Lula também enfatizou a importância da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que leva o Brasil a um protagonismo internacional nesse debate.

Lula convida papa para COP30

Durante a reunião, o presidente fez um convite especial ao papa para que participe da COP30, que será realizada no Brasil, na cidade de Belém, “no coração da Amazônia”.

No entanto, o papa, devido ao Jubileu, informou que não poderá comparecer pessoalmente, mas garantiu que haverá representação do Vaticano na conferência.

Lula também expressou satisfação ao saber que o papa tem a intenção de visitar o Brasil em “momento oportuno”. “Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro”, afirmou, lembrando ainda da manifestação de fé no Círio de Nazaré e no Dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil.

O encontro contou também com a presença dos ministros Mauro Vieira, Wellington Dias e Paulo Teixeira, da senadora Ana Paula Lobato, da presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá, e do embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Veira.

DN

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.