De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

geral

6 alimentos que te ajudam a ganhar massa magra após os 50 anos

75184542f20ad60bb49c6ecd35641064

Se existe um ativo que deve ser valorizado, principalmente após os 50 anos, é o músculo. Isso porque, à medida que a idade avança, existe um processo natural de perda progressiva de massa magra e força.

Para se ter uma ideia, é estimado que a perda começa a ocorrer a partir dos 30 anos de forma mais lenta e, já na casa dos 50, ela chegue a 2% ao ano.

O quadro é conhecido como sarcopenia e pode resultar na redução da capacidade funcional, somada aos riscos de quedas e a incapacidade.

Esse declínio da composição ocorre principalmente pela diminuição do metabolismo, sedentarismo, aumento de doenças crônicas e má alimentação.

Para as mulheres, os prejuízos chegam a ser maiores devido à menopausa. No entanto, apesar da dificuldade, é possível contornar esses efeitos por meio de uma alimentação correta.

Para evitar que esse processo se acentue, não existem muitos atalhos além do básico que tanto se fala: a combinação de musculação com uma dieta equilibrada.

Incluir alimentos fontes de proteínas magras é fundamental, já que esses nutrientes são essenciais para a manutenção da massa muscular.

Vale frisar que não basta apenas incluir as proteínas no cardápio e ingeri-las de uma vez só, o bom fracionamento delas, entre 4 a 5 refeições, impacta no resultado.

Dentre os alimentos, é importante priorizar:

Frangos, peixes, ovos, tofu, leguminosas, a exemplo de feijão, lentilha e grão-de-bico, e carnes bovinas (em menor frequência).

Além desses alimentos, alguns suplementos como whey protein e creatina também podem influenciar no ganho de massa muscular.

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.