De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3 Ao Vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

tecnologia

UFC desenvolve tecnologia renovável para produção de Hidrogênio Verde

whatsapp-image-2024-05-27-at-07-37-06

O Laboratório de Mecânica da Fratura e Fadiga (LAMEFF) da Universidade Federal do Ceará (UFC) inovou ao desenvolver uma tecnologia mais acessível e sustentável para a extração de Hidrogênio Verde. No âmbito de sua pesquisa de doutorado no Programa de Engenharia e Ciências Materiais da UFC, o físico Santino Loruan criou uma membrana de quitosana para uso em eletrolizadores. Esses dispositivos são responsáveis pela separação das moléculas de hidrogênio e oxigênio na água (H2O). O hidrogênio separado torna-se um gás combustível, útil como fonte de energia limpa.

A membrana de quitosana, feita a partir da casca de camarão ou caranguejo, oferece uma alternativa econômica e sustentável à membrana sintética nafion, que é importada e mais cara. Além disso, a membrana de quitosana é ambientalmente amigável, não poluindo quando descartada.

O eletrolizador utilizado na pesquisa foi ativado com energia solar, tornando todo o processo sustentável. Por isso, o hidrogênio gerado é classificado como “hidrogênio verde”. Dessa forma, o uso de energia solar faz do hidrogênio um vetor energético de fonte limpa.

Leia também:  Municípios devem enviar planta de valores de imóveis ativos da União até 30 de junho

UFC – ANC

Compartilhe essa notícia:

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress