De Segunda a Sexta – 06h às 07h

AJUDA

Tadalafila, remédio para disfunção erétil, triplica vendas no CE em meio a uso em academias

AT

Um medicamento destinado ao tratamento da disfunção erétil em homens tem ganhado repercussão nas redes sociais (e também fora delas). A tadalafila vem sendo atrelada à prática de exercícios físicos por, supostamente, contribuir para os ganhos de desempenho, embora não haja evidências científicas disso. Em paralelo, as vendas – que deveriam ser feitas com receita médica – triplicaram nos últimos cinco anos, no Ceará.

Segundo levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos) feito a pedido do Diário do Nordeste, a aquisição de tadalafila no Estado passou de quase 500 mil caixas, em 2020, para cerca de 1,5 milhão, no ano passado.

Agindo como vasodilatador, o tadalafila ajuda no tratamento da dificuldade de obtenção e/ou manutenção da ereção do pênis ao aumentar o fluxo de sangue no órgão. Assim, homens com disfunção erétil (também conhecida como impotência) podem obter e manter uma ereção satisfatória para a atividade sexual.

Contudo, vale ressaltar: o homem não tem ereção apenas por tomar um comprimido de tadalafila. Para o medicamento funcionar, é necessário haver desejo e excitação sexual. Essa exigência é um dos motivos que explicam sua popularização em academias, aliada ao preço baixo (a caixa com 30 comprimidos chega a ser vendida por R$25).

Leia também:  Corpo de papa já explodiu durante funeral

Um professor cearense de 35 anos, que prefere não ser identificado, conta que iniciou o uso da tadalafila por indicação de um colega fisiculturista. Segundo esse amigo, o remédio (na versão com menos miligramas) iria “dar um ânimo a mais no momento do treino”, bem como ajudar na vasodilatação. 

Nas redes sociais, centenas de comentários relatam aumento do consumo da “tadala”, como foi apelidada, entre o público mais jovem frequentador de academias. “Dia desses, estava no vestiário e tinha um grupo de 16 anos falando as experiências de tomar tadala misturado com pré-treino pra ir malhar”, escreveu uma pessoa.

O uso também virou meme e rende várias piadas. Contudo, também há relatos de pessoas que tomaram o medicamento sem saber, ao compartilhar shakes com colegas, e outras que se sentem “culpadas” por tomarem porque, mesmo contra a própria vontade, “tá todo mundo acreditando”.

Para tirar as dúvidas sobre os efeitos, as indicações e contraindicações da tadalafila, o Diário do Nordeste conversou com o médico urologista Caio Milfont Quental, especialista em saúde masculina.

Leia também:  Árbitro cancela partida ao descobrir fezes deixadas em seu tênis após marcação de pênalti polêmico

O que é tadalafila?

Tadalafila e sildenafila, conhecidos comercialmente como Cialis e Viagra, respectivamente, são inibidores da fosfodiesterase tipo 5. Essa enzima está presente no corpo cavernoso do pênis e no pulmão e ajuda a regular vários processos fisiológicos.

Hoje, os dois medicamentos são a terapia oral mais utilizada para disfunção erétil no país, segundo a Associação Médica Brasileira (AMB), e atuam promovendo o relaxamento da célula muscular do tecido cavernoso, condição necessária para a ereção.

DN

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.