Uma notícia que traz esperança na luta contra o câncer! Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e do Centro Universitário UDF fizeram uma descoberta promissora: uma substância presente na goiaba pode ser eficaz no combate à doença.
O estudo revelou que o licopeno, pigmento responsável pela cor avermelhada da fruta, possui poderosas propriedades antioxidantes. Essas propriedades ajudam a prevenir e até mesmo a tratar diversas doenças, incluindo o câncer de mama e o câncer de próstata.
Por que a goiaba?
A escolha da goiaba como foco da pesquisa se deve ao seu alto rendimento na produção de licopeno. Segundo Andreanne Gomes Vasconcelos, pesquisadora colaboradora da UnB e professora do Centro Universitário UDF, “a goiaba se tornou uma matéria-prima da molécula porque em rendimento ela se torna superior. Então você tem uma substância com propriedades antioxidantes, inclusive com propriedades antioxidantes superiores ao que existe no mercado e um alto rendimento da molécula a partir da matéria-prima”.
O licopeno e seus benefícios
O licopeno, além de estar presente na goiaba, também é encontrado em outras frutas como tomate e melancia. Ao ser absorvido pelo organismo, ele age como um escudo, impedindo e reparando os danos causados às células humanas.
Estudos promissores
A descoberta abre portas para novas pesquisas e tratamentos para o câncer. A equipe de pesquisadores continua trabalhando para desenvolver produtos à base de licopeno da goiaba, que possam ser utilizados na prevenção e no tratamento da doença.