De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

ALECE

Renato Roseno destaca aumento da contaminação por veneno realizada por drones

Renato Roseno destaca aumento da contaminação por veneno em drones
Deputado Renato Roseno (Psol) - Foto: Junior Pio

O deputado Renato Roseno (Psol) ressaltou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (03/12), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), o aumento da contaminação por agrotóxico por conta de drones pulverizadores.

Segundo o parlamentar, um relatório da Comissão Pastoral da Terra (CPT) disponibilizou dados que mostram um aumento de dez vezes em contaminações comparando os anos de 2023 e 2024. “O Maranhão lidera essas contaminações, e esses dados são estarrecedores. Os drones são fáceis de esconder da fiscalização e são utilizados em conflitos de terras como arma química”, assinalou.

Renato Roseno explicou que no Ceará a Lei José Maria do Tomé proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos em regiões agrícolas, mas existe pressão de diversos setores buscando a liberação. “O Brasil foi convidado para uma conferência no Parlamento europeu que, junto com Ministério Público Federal e demais órgãos, vai abordar a Lei dos Agrotóxicos. Infelizmente, enquanto isso, alguns setores querem desmontar essa lei aqui no Ceará. É absurdo”, apontou.

De autoria do parlamentar, o projeto de lei 841/24, em tramitação na Casa, proíbe, no estado do Ceará, a produção, comercialização e uso de agrotóxicos cujos ingredientes ativos sejam considerados nocivos e já banidos pela União Europeia. A proposta busca banir a comercialização desses produtos em razão dos comprovados riscos à saúde humana e ao meio ambiente. “Multinacionais querem comercializar aqui o que não podem comercializar em outro país. Não podemos permitir isso”, frisou

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.