As Unidades Básicas de Saúde de Baturité estão funcionando, desde maio de 2025, em horário estendido: das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. O retorno ao expediente integral foi possível após a revogação do decreto municipal que, desde a pandemia, limitava o atendimento até as 14h.
Agora, a população da zona urbana conta novamente com os serviços de saúde durante todo o dia, incluindo atendimentos médicos, de enfermagem, odontologia e aplicação de injetáveis, que estão sendo incorporados progressivamente.
A secretária municipal de Saúde, Auxiliadora Bessa, destacou que o funcionamento até as 16h é garantido graças ao esforço conjunto da gestão municipal, das coordenações e de todas as equipes envolvidas. Atualmente, o município conta com 15 equipes completas de Saúde da Família, incluindo profissionais da saúde bucal, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, assegurando 100% de cobertura da Atenção Básica na cidade.
Nas áreas rurais, o atendimento ainda permanece até as 14h, por conta das dificuldades de deslocamento das equipes. Mas a Prefeitura já está reorganizando os territórios para melhorar o acesso: uma nova unidade será inaugurada no bairro Coió e uma equipe exclusiva será implantada na comunidade quilombola do Evaristo. Além disso, está prevista a criação de uma nova equipe na Sede 3, para dividir o atendimento com a atual Sede 2, que já acompanha mais de 6 mil moradores.