De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

saúde

Nutricionistas ensinam como fazer da cozinha uma farmácia natural

dss~sa~psad~psad~p~psad

A alimentação tem um papel fundamental na manutenção da saúde e pode contribuir significativamente para a prevenção e até mesmo a cura de diversas doenças. “A maior parte dos problemas de saúde da atualidade é causada pela inflamação crônica, que também é influenciada pelas escolhas nutricionais ruins, como produtos alimentícios cheios de corantes, conservantes e que são industrializados”, explica a nutricionista clínica funcional Gisela Savioli, que atende em São Paulo.

Uma dieta adequada pode prevenir e ajudar a reverter problemas. Segundo a ciência, as escolhas alimentares são essenciais para proteger o corpo, fortalecendo o sistema imunológico e o deixando mais preparado para enfrentar problemas de saúde.

Para Gisela, a alimentação de qualidade é a base de toda a manutenção e resgate de saúde. Mas alguns alimentos com ações anti-inflamatórias mais específicas podem ser indicados para tratar desconfortos e doenças.

Confira como transformar sua cozinha em uma farmácia natural:

1 – Insônia

Para quem sofre de insônia, a nutricionista Gisela recomenda comer dois kiwis à noite, próximo das 18h. A fruta é rica em fitomelatonina, que estimula o sono de maneira mais natural — fito vem de planta, e melatonina é o nome do hormônio antioxidante que produzimos quando estamos, principalmente, dormindo.

2 – Cansaço crônico

Gisela orienta o consumo de melancia, fruta rica em água. Além disso, a nutricionista sugere consumir a parte branca, entre a polpa e a casca, pois ela é rica em citrulina e possui propriedades vasodilatadoras que podem dar um up na energia. Uma boa dica é tomar um suco de melancia com canela.

3 – Pele opaca e queda de cabelo

Caso sua pele esteja sem viço e o cabelo caindo mais que o normal, inclua couve no seu cardápio. A folha verde é rica em magnésio e capaz de fortalecer o intestino, proporcionando uma melhora da microbiota intestinal e vitaminas para o cabelo, pele e unhas.

4 – Intestino preso

Maçã é uma ótima opção. A especialista recomenda preferencialmente a variedade Fuji cozida após as refeições.

5 – Dores articulares

O abacaxi é rico em bromelina, uma substância que dissolve a proteína fibrina — em excesso, ela causa dores articulares. Outra opção indicada é o mamão, que possui papaína, uma enzima que cumpre a mesma função.

A nutricionista Carla de Castro, que atende em Brasília, explica que a inflamação é um processo natural do nosso organismo que tem o objetivo de sinalizar que alguma coisa não está adequada.

“Quando controlada, a inflamação é uma resposta benéfica ao nosso organismo. É como o corpo sinaliza que algo não está bem para tentar restabelecer um estado de normalidadeo. Então, é uma resposta a uma agressão”, esclarece.

O grande problema é quando essa agressão é muito intensa ou muito prolongada, resultando em um quadro de inflamação crônica que gera impactos para a saúde. Gisela afirma que nesses casos, o efeito depende dos órgãos mais vulneráveis.

“Pode ser diabetes, dores articulares, problemas gástricos como refluxo, insônia, até as doenças cardiovasculares, além de ansiedade, depressão e Alzheimer”, menciona a especialista.

Carla afirma que a alimentação é uma das principais formas de corrigir a inflamação crônica. “Claro que não é uma ação isolada. O que vai ajudar a reduzir a inflamação é a alimentação, atividade física, sono, modulação de estresse, ingestão de água e suplementação”, completa.

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.