De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

eleições

Número de prefeitos reeleitos em 2024 é o maior da história, diz confederação de municípios

GS6IFUDCM5DYXEOLVMXH2PYFRM

O pleito municipal de 2024 teve o maior número de prefeitos reeleitos da história do Brasil, desde a implementação da reeleição para o Poder Executivo, em 1997. A informação é da CNM (Confederação Nacional de Municípios).

Segundo o levantamento, a cada dez candidatos que disputaram a reeleição neste ano, oito obtiveram vitória, o que corresponde a 81%. Em quantidades numéricas, dos mais de 3 mil que concorreram, 2,4 mil ganharam.

“A queda de candidaturas aliada à alta taxa de reeleição sugere que a população não optou por mudanças significativas no comando das cidades”, avaliou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Conforme os dados da CNM, em geral, a taxa de reeleição sempre esteve em torno de 60%, exceto em 2016, onde a taxa foi de 49% – esse percentual, conforme a confederação, foi menor por uma profunda crise política e econômica.

Ao considerar o total dos candidatos eleitos e não apenas os que tentaram a reeleição, o percentual de candidatos reeleitos foi de 44%.

Com base nos dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral, neste pleito, foram 5.471 prefeitos eleitos, 46 eleitos sub judice – quando a Justiça determina se o candidato poderá assumir o cargo –, e ainda existem 52 candidaturas que vão disputar o segundo turno.

Segundo a CNM, os resultados mostram que existe uma relação entre a quantidade de prefeitos eleitos em um estado em que o governador é do mesmo partido. Em 16 estados, o partido com a maior quantidade de prefeituras coincidiu com o partido do governador.

Confira a taxa de sucesso dos prefeitos neste pleito, por estado:

O levantamento mostrou ainda que o PSD (Partido Social Democrata) obteve o maior número de prefeituras, o que corresponde a 51%, isso quer dizer que, a cada duas candidaturas do partido, uma foi eleita.

Na lista das legendas que obtiveram sucesso, o PSD é seguido pelo PP (50%), União Brasil (46%) e MDB (45%). Até o momento, os 5,4 mil candidatos eleitos são de 24 partidos diferentes. Cerca de 65% pertencem a cinco partidos, sendo eles: PSD (878 – 16%), MDB (847 – 15%), PP (743 – 14%), UNIÃO (578 – 11%) e PL (510 – 9%).

Apenas duas legendas de centro-esquerda, com número expressivo de candidaturas, tiveram uma taxa pequena de sucesso, conforme a CNM. São eles: PDT (25% – 604 candidaturas) e o PT (18% – 1.352 candidaturas).

No caso do PDT, a cada quatro candidaturas, apenas uma ganhou. Já o PT, teve uma vitória a cada cinco candidaturas.

Com relação aos partidos com representação no Congresso Nacional, apenas o PSOL não saiu vitorioso de nenhuma prefeitura até o momento. A legenda, contudo, tem duas candidaturas no segundo turno: Yuri, em Petrópolis (RJ); e Guilherme Boulos, em São Paulo (SP).

R7

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.